sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prémio Nobel da Paz!!!


Barak Obama Nobel da Paz???
O Presidente da República norte americano, recebeu o epíteto do homem da paz, o promotor da esperança mundial, nas políticas unilaterais incluindo negociações de paz e de não proliferação do armamento nuclear.
O prémio foi teoricamente atribuído, falta é uma coerente análise aos critérios desta atribuição.
Se o tema é a paz, o galardoado deve em muito ter contribuído para esta matéria. Analisemos então os tão reconhecidos contributos de Obama para o sossego mundial.
As negociações de paz são de facto um importante requisito e, Obama esforçou-se neste sentido. Recordo-me inevitavelmente da situação actual das Honduras, na qual os EUA presidida por Obama de facto negociaram, mas ao que me parece com o lado oposto, com o golpista fascista Micheletti.
A não proliferação é também um forte contributo para se receber um Nobel da Paz, principalmente quando a grande maioria do armamento nuclear, encontram-se nos EUA e nos seus Aliados, quase sempre fabricados no norte do Continente americano.
Na realidade, podia ficar aqui indeterminávelmente a descrever as inumeras imutabilidades de Obama face às agressões norte americanas, não só militares como económicas.
Se alguma vez o nobel despertou-me alguma dúvida, esta atribuição a Obama, aniquilou qualquer incógnita que possa existir em redor deste prémio. O presidente Obama triplicou as bases militares na América do Sul, negociou e beneficiou governos golpistas contra a vontade do povo, criou e cria tensões em países com desenvolvimento nuclear, negando-se a não proliferar ele próprio e seus aliados, negou a possibilidade dos prisioneiros de Guantánamo terem um julgamento civil e justo, não autorizou o uso das fotografias que provavam os abusos na prisão em território Cubano não reconhecido, prolongando as torturas e impossibilitando a aplicação da justiça, etc, etc, etc...

Queriam e de facto cá estão eles, a recuperar a imagem dos EUA.

Sem comentários: