sábado, 9 de janeiro de 2010

INVESTIMENTOS PÚBLICOS, OU NO CAPITAL????



Antes de mais, quero referir que me é extremamente gratificante, poder voltar a postar neste meu confortante e democrático conficionário. Após uma longa retirada estratégica de teor profissional, posso novamente manifestar-me com a única certeza de que não sou um louco utópico, que ainda acredita numa solução para os povos inexoravelmente reprimidos pela megalomania capital.
Quero também desta forma, pedir desculpa pela ausência não anunciada, às pessoas que lêem este meu Blog e desde já agradecer o sua vontade de partilha e espírito inquebrável de luta, por uma vida melhor.

Voltando-me agora para o assunto intitulado, quero começar por referir algo que me têm intrigado. Não é já uma novidade, a polémica gerida à volta dos mega projectos de "investimento público", oriundos do Governo Sócrates. É evidente que me refiro aos TGV´s, aeroportos, autoestradas, entre outros projectos, nos quais estão envolvidos investimentos absolutamente absurdos, numa época em que o país necessita de reais investimentos públicos para não ruir. O TGV por exemplo, é provavelmente o mais tentador, tendo em conta a nossa vergonhosa ferrovia, não obstante levantam-se algumas dúvidas, que quando esclarecidas definirão a justeza da sua aplicação:
As dúvidas são muito claras, tais como, onde será produzido todo o material inerente a esta obra, será mesmo este projecto impulsionador de postos de trabalho, o alpha pendular não cumpre as mesmas funções no trajecto Lisboa Porto, mas este com um investimento muito menor e por último, não será mais consciente dar prioridade aos verdadeiros empregadores deste país, as micro, pequenas e médias empresas???

Estes projectos que acarretam um défice de Estado assustador, são um diáfano serviço contratado pelo grande capital, comprovado pelo feroz interesse do BES, através do Ricardo Salgado.
Enquanto os senhores do dinheiro limpam a "baba" da ganância, com a mira posta nestas obras, as micro, pequenas e médias empresas empresas, estão cada vez mais distantes de uma medida real de solução, pela parte do Governo.

O investimento público é verdadeiramente necessário, mas para tal é também necessário a consciência para saber onde aplicar tais investimentos. Em vez disso, temos um Governo repleto de carrascos do capital, do qual apenas saí mísera.

Sem comentários: