quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Ontem esteve no ar um debate na SIC Noticias dedicado às eleições Autárquicas, onde se encontravam os cinco Candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Porto. Este debate fez-me ver o quanto o voto em geral representa o puro clubismo e que são muito poucos os votos que reflectem as diligencias necessárias para que se considerem conscientes. Pois de outra forma, a Dr. Elisa Ferreira, candidata pelo PS, teria que enfrentar um vergonhoso resultado com 0 votos, melhor 1 voto que seria o dela própria. Julgo que uma maioria das pessoas que viram a Dr Elisa Ferreira neste debate ontem, fizeram o exacto esforço que eu fiz para aguentar a tortura até o final.
A candidata Elisa não deixou ninguém falar, interrompendo em cada 5 segundos, chegando a afirmar que não era parva. Embora o apresentador fizesse um reconhecido esforço, para que a senhora caísse na realidade e deixa-se os restantes candidatos expressarem as suas opiniões e propostas, os temas como o Bolhão, Mercado Ferreira Borges, entre outros ficaram por debater por falta de tempo.
Por outro lado Rui Rio fez-nos o favor de esclarecer o quanto pretende entregar o destino da cidade ao sector privado, que tal como Rui Sá candidato da CDU o afirmou, um sector que pretende apenas servir as classes favorecidas, encarecendo bastante a habitação na cidade. Esclareceu-nos também o quanto não faz ideia onde vai "despejar" os moradores do Aleixo, após a sua alegada demolição.
Quanto ao bairro do Aleixo, foi sem dúvidas o tema mais discutido com as diferentes propostas, embora parte destas não tivessem qualquer contacto com a realidade.
Rui Sá mostrou ser o único candidato presente, realmente conhecedor dos problemas e anseios dos portuenses, com uma excelente participação com base no conhecimento adquirido nas centenas de visitas aos bairros sociais por ano, nas milhares de consultas com os cidadãos no seu gabinete na Câmara do Porto, o único existente para este fim com a iniciativa de um Vereador, nas milhares de propostas, exigências e participações, etc.
Quanto ao candidato João Teixeira Lopes do BE, demonstrou uma vez mais que as propostas deste partido são meramente teóricas, embora muitas delas correctas. Faltou-lhe o contacto com pequenas questões matriciais, que se revelam essenciais para a credibilidade das suas propostas.

Enfim, todos os portuenses deveriam ter assistido ao debate, para que na altura de votar, o fizessem com a consciência de que não estão a votar num clube de futebol, mas num programa que pode e deve melhorar as nossas vidas.

Sem comentários: