segunda-feira, 14 de setembro de 2009

BAIRROS SOCIAIS NO PORTO


Os bairros sociais, assumem o papel de um dos mais preocupantes problemas do Município portuense, com maior relevância o bairro do Aleixo.
O bairro do Aleixo, tal como se pode constatar na imagem em cima, está localizado num espaço privilegiado, com vista para o rio, na zona mais cara da cidade (Foz). Como é de prever, num país onde os pobres devem morar em zonas discretas nas periferias das cidades, não têm direito a tais privilégios e o Aleixo por razões óbvias, tais como o tráfico de drogas, muito menos. Esta é uma realidade que tem preocupado inúmeras famílias moradoras deste bairro, famílias que nada têm com o tráfico de drogas, ou qualquer outra ilegalidade.
O senhor Rui Rio, actual presidente da Câmara do Porto, declarou na sua candidatura a sua intenção de eliminar este bairro do mapa e, não mostrou qualquer espaço de manobra para possíveis negociações. Nas suas declarações, ficou bem claro que o Aleixo não deve existir, sobre o pretexto do tráfico de drogas, o que não ficou claro, foi se estas mesmas pessoas, os traficantes, irão deixar de existir, ou que garantias nos dá, que o tráfico deixará de existir. Bom, garantias não são nenhumas e exemplos são alguns: O bairro do S. João de Deus, foi também demolido sobre os mesmos pretextos, mas o resultado foi a sobrelotação de outros bairros, como o Cerco e o Lagarteiro. Deixemos de hipocrisias, é óbvio que o principal interesse, é o terreno que vale milhões e os negócios entre a sector imobiliário e as autarquias, já provaram serem muito lucrativos, desta forma não interessa nada o tráfico de drogas, pois se esse fosse o problema, não teria o presidente da Câmara a responsabilidade de o combater eficazmente, em vez de o transferir para não incomodar os ricos?
Existem actualmente, inúmeros bairros sociais na cidade do Porto, dos quais, a maioria não dispõe das condições mínimas para os seus moradores e, embora Rui Rio elabore números interessantes de reabilitação e realojamento destes mesmos bairros e moradores na sua candidatura, nós sabemos que no passado, nada ou pouco fez e por este mesmo motivo, é que tenho a certeza que os moradores do Aleixo não serão excepção.

Está na altura de acabar com esta injustiça, é nas eleições autárquicas, que nos dão o poder de mudar.

Sem comentários: