segunda-feira, 8 de junho de 2009


Ontem confirmou-se o desagrado do eleitorado activo para com o PS Socrates, parece-me evidente que as políticas do actual governo surtiram efeitos devastadores no momento de votar.
É verdade que as eleições que se cumpriram ontem eram para o Parlamento Europeu, mas também é verdade, ou assim me pareceu, que o povo encarou-as como se fossem legislativas, castigando assim, quem julgam merecer.
Todos os partidos com a excepção do PS, alcançaram um aumento percentual no eleitorado considerável, e ao contrário do que se diz na comunicação social, a maioria deste aumento concentrou-se na esquerda, tendo o maior aumento o Bloco de Esquerda. Não obstante é necessário compreender que os votos que actualmente se concentram no Bloco de Esquerda, são flexíveis, são na sua maioria roubados aos socialistas descontentes, desta forma não me parecem seguros. Por outro lado é considerável o aumento na CDU, que contra tudo e todos, sendo muitas vezes objecto de discriminação pelos media, comprova a eficácia de um enorme esforço depositado pelos seus militantes, nesta campanha eleitoral. A CDU tem motivos para considerar estas eleições uma vitória e não uma derrota como muito provavelmente irão promover na comunicação social, dada a sua descida para a quarta força política.
Com estas eleições confirmou-se também uma percentagem de abstenção assustadora, que não me parece resultado das políticas provenientes dos únicos partidos que governam nos últimos 33 anos, mas do próprio sistema em geral.
Existem ocasiões na história de Portugal, em que a abstenção é muito pequena, ocasiões nas quais o povo era motivado a votar pela esperança de mudança, realidade que actualmente não acontece devido a passividade imposta pela exploração e o apagamento da oposição pelos media.
Por ultimo parece-me importante referir que as políticas desencorajadoras que vivemos desde as primeiras eleições livres, têm culpados concretos, os únicos partidos que tiveram até hoje, poder governativo, tais como o PS, PSD E CDS-PP.
Votar é importante, é actualmente a única forma de expressão popular e desta forma não a devemos excluir, devemos votar com a clara consciência que este sistema capitalista tem vindo a instalar a pobreza no país em troca do sustento de oligarquias.

VOTA CDU!!!

Sem comentários: