domingo, 25 de janeiro de 2009

AMÉRICA LATINA DE ESQUERDA, AMÉRICA LATINA MELHOR



Mais uma vez a política neoliberal prova ser um verdadeiro retrocesso na vida dos latino-americanos. Estiveram em curso inúmeras manifestações no Peru contra a privatização de recursos hídricos. O Governo de Alan García é acusado de entregar a captação e distribuição da água dos canais de rega a empresas privadas. Nestes protestos foram feitas algumas detenções, incluindo a tão refutada pelo povo, de Buenaventura, dirigente do Sindicato da Construção de Lima e ao que parece não se tratam de situações casuais, o povo também se concentrou em protesto na Capital peruana contra à perseguição política e judicial contra dirigentes e activistas da esquerda onde foram feitos relatos de torturas, assassinatos e espionagem levados a cabo por militares e policias. Como se não bastasse o presidente peruano assinou o Tratado de Livre Comércio com os EUA, tratado que irá trazer inúmeros benefícios para os norte americanos, oferecendo muito boa percentagem de isenção de impostos e protecção dos seus investimentos, contrabalançando com enormes lacunas na capacidade de produção peruana fase a competitividade desequilibrada e injusta, podendo assim prever-se despedimentos em massa.
Tornou-se imprescindível maior apoio internacional a este e outros povos da América Latina, que quanto a mim foram esquecidos, como foi esquecida a Ditadura Salazarista que proporcionava repressões muito próximas das que se vive nestes países. Não nos devemos render à sensação de impotência visto que a força popular já provou por várias vezes na história da humanidade a sua eficácia.

5 comentários:

Ranhoca Muttante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé machado disse...

Não se te referires a este post, infelizmente é uma realidade muito triste

Ranhoca Muttante disse...

A este? não, estava me referindo ao do meu blog...
Quanto a eficácia da força popular... primeiramente penso que é necessário existir uma força popular, que só pode acontecer se o povo não estiver dividido e alienado por partidos políticos (de esquerda ou de direita). A organização e educação independente é a melhor amra contra o neo-liberalismo.

Abraço!

Anónimo disse...

convem não esquecer as atrocidades
feitas pelos nossos hermanos
castelhanos!!