segunda-feira, 6 de julho de 2009


Parece incrível, quando no mundo povos vão sendo reprimidos por regimes fascistas resultantes de golpes de estado, povos que morrem à fome devido à exploração desenfreada dos recursos naturais pelo sistema capitalista mundial, o desemprego, a precariedade, etc e o Cristiano Ronaldo a desfrutar de um passe de 93 milhões de euros. A SIC não noticiou rigorosamente mais nada a não ser um puto de 24 anos a desfrutar uma gigantesco comité de boas vindas num estádio de futebol com 85 mil pessoas,(penso eu, talvez mais).
O facto do país permitir o pagamento de uns 1000 ordenados mínimos a uma só pessoa por mês enquanto 11% da população desespera no desemprego, demonstra a preocupação dos governos com as consequências sociais da crise. Quero dizer que enquanto o povo recebe seiscentos e poucos euros por mês e paga 23% de IRC, as receitas desportivas que nem vale a pena pensar de quanto se trata, paga o mesmo, ou a Banca que nem aos 11% de IRC chega.
Será impressão minha ou seria justo as empresas que facturam desenfreadamente, que desfrutam de margens de lucro irreais deviam pagar impostos à proporção para equilibrar a economia de um país...e acreditem que não ficavam pobres.
Mesmo existindo uma lei que exiga um maior pagamento fiscal em situações de rendimentos excepcionais, é um absurdo tal desequilibrio, nada justifica a quantidade de gente em Madrid que vive na rua e se alimentam através da caridade de organizações humanitárias, enquanto nesta mesma cidade existe um mercado de entretenimento completamente descontrolado e megalómano.

Sem comentários: