segunda-feira, 13 de julho de 2009
VENDER A ALMA AO DIABO!!!
Estava já decidido que não iria postar em relação à promiscua correlação entre Saramago e António Costa, tema de conversa tão recente e já tão cansativa. Esta decisão perdeu todo o sentido, quando me entrou pela casa dentro a apresentação de reeleição do Presidente da Camâra de Lisboa cessante, pela televisão através da sic noticias.
Para além do mediatismo exagerado da apresentação, pôde-se ver António Costa com uma postura teatral digna de ser galardoada pelos globos de ouro, a tentar fazer-nos crer que o súbito tropeção de Saramago teria sido genuíno e que nada disto teria a ver com um cheque chorudo da Camâra para a realização de um filme que interpretará um romance no escritor Nobel.
Julgo que será importante compreender que este acto de Saramago, nada tem a ver com um delírio da senilidade fruto da sua idade já avançada, mas por sua vez um autêntico acto de prostituição.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
De acordo com a tua digna e escorreita opinião.
É triste e o argumento da senilidade (que não vejo...) não colhe. Trata-se de uma transacção. E é curioso verificar que estes homens que alguma vez forão tão excessivamente duros com os outros na defesa de princípios se disponham, de modo tão pelintra, a declinar esses princípios à primeira oferta.
É caso para se perguntar agora "quanto custa José Saramago" e não "quanto vale J.S."
É triste ver como homens que alguma vez foram honrados e defenderam princípios (estou a lembrar-me do Pomar e de outros...) se tornaram situacionistas.
Luis Nogueira
subscrevo, tenho andado revoltado a pensar o mesmo. E Carlos do Carmo, mandatário!
Vómito atrás de vómito, é a única cisa que consigo dizer.
Luís
Um dos aspectos que me parece inegavelmente condenável, é o facto de Saramago fazer parte das listas da CDU e logo a seguir apoiar um candidato de um dos partidos mais condenados pela coligação donde provém, já para não falar na ausência de esclarecimentos por parte do escritor.
enfim...
Obrigado pelos comentários.
Abraço.
Com todo respeito, penso que o prêmio Nobel lhe subiu à cabeça. Anda com cada disparate ultimamente...
Fiquei chocado com esta revelação e muito me custou ver uma personalidade que sempre admirei a ter esta atitude de "vendido". Transmitiu literalmente uma imagem de competência e incapacidade ao candidato lisboeta da CDU.
Mas... nos tempos que correm também não me surpreende este tipo de acontecimentos, chama-se lei da sobrevivência... se o governo ou outra entidade estatal desse mais apoio e valor merecido à nossa cultura, talvez as pessoas não tivessem que ter este tipo de atitude miserável.
Concordo com parte do que aqui escreveste, não obstante Saramago não é o melhor exemplo de desmérito e, trair os seus ideais de anos por benefícios pessoais monetários, não me parece minimamente justificável.
Em tempos no decorrer de um brutal regime totalitário, existiram pessoas que deram suas vidas pelos seus ideais e a maior parte em condições deploráveis.
abraço.
Enviar um comentário